domingo, 30 de março de 2008

Notícia da Anvisa

Brasília, 24 de março de 2008 - 18h
Agência suspende lotes de medicamentos para hipertensão
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, em todo país, o lote nº 2399 do medicamento Captomed (Captopril), 25mg, comprimidos, fabricado pela empresa Cimed Indústria de Medicamentos (RE 697), de Pouso Alegre (MG).
O medicamento, indicado para tratamento de hipertensão, insuficiência cardíaca congestiva, infarto do miocárdio e nefropatia diabética, apresentou resultado insatisfatório em relação ao teor do princípio ativo.
Também foram suspensos dois lotes de outro anti-hipertensivo, o Medpress (metildopa) 500mg, fabricado pela empresa Medquímica Indústria Farmacêutica (RE 782), de Juiz de Fora (MG). Os lotes 09746S e 09736S apresentaram resultados insatisfatórios nos ensaios de descrição de amostra e aspecto.
A Agência interditou, por 90 dias, o lote 0338/07 do antibiótico Eritram (Estearato de Eritromicina), produzido pela Hipolabor Farmacêutica (RE 742), de Sabará (MG). O lote apresentou resultado insatisfatório no ensaio de aspecto, o que pode comprometer a concentração final do medicamento.
Já o lote 51507 da Solução Fisiológica de Ringer com Lactato de Sódio também foi interditado por apresentar material estranho visível a olho nu. Além disso, o rótulo estava em desconformidade com as exigências da Anvisa. O produto, um reidratante parenteral, é produzido pelo Laboratório Sanabiol (RE 740), também de Sabará (MG).
A Anvisa suspendeu ainda a fabricação, distribuição, comércio e uso de todos os produtos sob vigilância sanitária fabricados pela empresa Limpex Indústria e Comércio (RE 782), de Sabinópolis (MG). Os produtos não possuem registro e a empresa não tem autorização de funcionamento.

2 comentários:

Farmacologia Aplicada a Enfermagem disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Farmacologia Aplicada a Enfermagem disse...

Oi Guilherme, entre suas reportagens, essa me chamou a atenção.
É um absurdo, esse acontecido, pois, eles alteram o princípio ativo do medicamento( com isso altera seu efeito), e ainda mantém preços elevados.Ó tima reportagem!
Bjs; Janiane Roberta.