quinta-feira, 22 de maio de 2008

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Administração de medicamentos: orientação final de enfermagem para a alta hospitalar.

Este estudo avaliou a orientação final de enfermagem para a alta hospitalar quanto à terapêutica
medicamentosa em uma clínica de internação hospitalar. A amostra constou de 38 pacientes com alta hospitalar em dezembro de 2001 e fevereiro de 2002 e dos enfermeiros que os orientaram. Para coleta dos dados utilizou-se a técnica de observação não participante. Obtivemos como resultados: locais inadequados para orientação, poucas informações por escrito, curto tempo para orientação e não utilização de estratégias que confirmem o entendimento do paciente quanto as orientações. Conclui-se que estes aspectos possam estar contribuindo para ocorrência de erros de medicação no domicílio, após a alta hospitalar.

Veja o artigo na integra: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

2 comentários:

Juliana Maciel, Karine Cristina, Renata Fontão e Tatiane Camini disse...

É Guilherme, cabe a nós enfermeiros passar o máximo de oreintações e informações ao paciente para contribuir à sua melhora. Nós enquanto educadores temos esse dever mas, como dito na matéria, em nossa vida profissional encontramos alguns obstáculos e cabe a nós vencermos essas barreiras sempre da melhor forma possível.

Sivineide disse...

Realmente Guilherme, devemos orientar bem nossos pacientes para que ao chegarem em casa não cometam erros na hora da medicação.